segunda-feira, 15 de junho de 2009

História_Fenacistiscope




An animated phenakistiscope disc

O Fenacisticope foi inventado pelo físico belga Plateau ( Joseph-Antoine-Ferdinand -1801/1883) e descrito, assim, em 1833, na publicação “ Correspondence mathématique et physique”:

Disco Fenacisticope

“ Cortar, num cartão, um disco dentado de 25 cm de diâmetro, com 16 ranhuras, ou dentes, de 3 a 4 mm de largura e 2 cm de cumprimento. de um lado traçar linhas, da margem até ao centro, a partir de cada uma dessas fendas, o que divirá o disco em 16 sectores triangulares. Enfiar um arame ou agulha grossa no centro do disco de forma a poder- se fazê-lo girar rapidamente. Se em cada um desses sectores se desenhar a mesma figura na mesma posição e se fizermos girar o disco com as figuras voltadas para um espelho e se olha, através das fendas do disco, a imagem reflectida, ver-se-á o disco perfeitamente imóvel na aparência. Mas se a figura de cada sector tiver sido desenhada em sucessivas posições diferentes, olhando para o discogirar, através do intervalo entre os seus dentes, ver-se-á, então, a figura mexer e executar uma pirueta. É uma ilusão de óptica surpreendente.”

O Fenacisticope é talvez o primeiro brinquedo óptico a sugerir imagem animada, devendo-se a sua origem aos experimentos do físico e químico inglês Michael Faraday descritos em 1831, no “ Journal of the Royal Institution of Great Britan”:

“ Obtém-se uma curiosa ilusão quando se faz girar uma roda denta diante um espelho, colocando-nos a uma certa distância deste e observando a imagem reflectida através do intervalo entre os dentes da roda. O que se vê, então, no espelho é a imagem de uma roda, com igual número de entes, aparentemente imóvel; enquanto que se se olhar directamente para a roda, a girar rapidamente, nem sequer se lhe distinguem os dentes.”

O Fenacisticope surgiu para estudar o fenómeno da retenção retiniana e a sua ilusão óptica tornou , no entanto num enorme sucesso comercial como brinquedo.


Sem comentários:

Enviar um comentário